Marketing de Rede tem sido o foco central na internet atualmente, e através dele, houve um aumento significativo no número de pessoas buscando uma forma de ganhar dinheiro na Internet para obter uma renda extra ou até mesmo para ser a renda principal.
O Marketing de Rede, hoje chamado de Marketing Multinível ou MMN e as Vendas diretas foram os mercados que tiveram a maior procura nos últimos meses através do uso da Internet, a qual, acabou dando velocidade para o desenvolvimento desta prática, porém, convém salientar que existe diferença entre venda direta e marketing multinível.
Sabia que 98% das pessoas que participam desse mercado pelo mundo todo não conhecem sua história? Pois bem, é a realidade. Até para saber diferenciar um modelo de negócio de uma fraude a informação é tudo e no momento em que as pessoas souberem a importância de certos conhecimentos com certeza evitarão muitos aborrecimentos e dores de cabeça.
Surgimento do Marketing de Rede
A chamada 1° onda do marketing de rede surgiu em 1941 pelo seu fundador Carl Rehnborg, ele era Médico e Cientista, na época foi destacado para trabalhar na China e começou a perceber que as pessoas não estavam a ingerir as vitaminas necessárias para ter uma vida saudável.
Ele inventou um processo para colocar as vitaminas dentro de cápsulas e dessa forma foi a primeira vez que se fez suplementos vitamínicos no mundo. Carl Rehnborg também era empresário e começou a divulgar seu negócio na época através do boca a boca e dessa forma atingiu um grande sucesso.
Esta 1° onda durou até 1979, quando a Federal Trade Commission aceitou e regulamentou o Marketing de rede como um negócio legítimo, mas mesmo assim, muito tempo antes, esse modelo de negócio era comparado com esquemas de pirâmides financeiras. Na época que Carl Rehnborg começou a ter sucesso foi o estopim para o início dos esquemas piramidais e ainda hoje existe essas confusões e comparações.
A partir do momento que os Estados Unidos reconhece esse modelo de negócio como legítimo dá-se o início da 2° onda do marketing de rede e há um crescimento no número de Empresas de marketing multinível e consequentemente ocorre a expansão desse modelo de negócio.
A 3° onda do marketing de rede tem início em 1990 quando surge a informática corporativa , ou seja, as empresas começam a usar a informática para melhorar seus planos de compensação e a forma de gerir o plano de pagamento, isso gerou um aumento progressivo no numero de empresas devido a velocidade com que as informações começaram a ser processadas.
No ano de 2000 começa a 4° onda do marketing de rede através do surgimento da internet, a qual, era usada pelas empresas para divulgar seus produtos e negócios, era mais um meio de comunicação como era o rádio e a televisão para os utilizadores ou distribuidores, os mesmos, só usavam a internet para se comunicar com as empresas, essa fase foi também chamada de Web 1.0.
Mais adiante no ano de 2005 dá início a fase da Web 2.0, ou seja, agora os distribuidores e clientes podiam colocar suas informações na internet e com isso começaram a surgir as redes sociais, blogs e etc… isso gerou um poder incrível para o cliente pois agora quem determinava o mercado era o cliente enquanto que antes as empresas limitavam e omitiam as informações aos utilizadores, hoje isso não é mais possível e dessa forma houve uma verdadeira revolução na forma de se fazer negócios, principalmente no marketing de rede, a internet deixou de ser somente informativa ou comunicativa para se tornar uma internet de relacionamento de pessoas.
Marketing de Rede na Atualidade
Devido a nova era da informação e o surgimento dessa camada social que levou ao surgimento das redes sociais, fóruns de discussão, blogs e etc… Isso tudo possibilitou ao Marketing de Rede (MR) ter alguns sinônimos como Marketing Multinível (MMN), Network Marketing (NM), Multi Level Marketing (MLM) e porque não dizer Marketing social.
Bom, diante de toda essa evolução observa-se que hoje em dia o marketing de rede é totalmente um marketing de relacionamento, sendo inevitável não ter boa relação com as pessoas já que se tornou um modelo de negócio que necessita interação online.
Observa-se muito mais pessoas querendo desenvolver suas oportunidades de forma online do que off line, porém, as pessoas não podem esquecer que do outro lado da tela existe um ser humano que precisa receber a informação e a solução para seu problema por parte do recrutador.
O marketing de rede online ganhou velocidade mas a importância e o acompanhamento feito anteriormente no método tradicional (somente offline) precisa continuar.
Portanto, diante de toda essa evolução é prudente verificar que as pessoas associam-se a outras pessoas e não a empresas, é necessário e fundamental a geração de confiança. De que forma isso pode ser atingido no meio virtual?
É simples, através do valor oferecido com informações de qualidade e oferecendo soluções para seus problemas e necessidades, as pessoas não podem ser tratadas como mero interesse econômico.
Dessa forma, depois de tanta evolução no marketing de rede, deixe seu comentário abaixo dando sua opinião, ela é muito importante para mim e também porque ajuda no enriquecimento do conteúdo, você também pode compartilhar com seus amigos nas redes sociais.
Grande abraço e sucesso sempre!
Nenhum comentário:
Postar um comentário