segunda-feira, 15 de junho de 2015

5 Dicas Importantes para Identificar um Negócio Sério

Marketing Multinivel – 5 Dicas Importantes para Identificar um Negócio Sério

Frequentemente, nos deparamos com pessoas divulgando seus negócios na internet e utilizando como argumento a seguinte frase: ”Minha Empresa de Marketing Multinivele/ou Marketing de Rede está pagando, portanto, não é uma fraude!”
Será? Neste artigo eu dou a minha contribuição e minha humilde opinião a respeito desse tipo de situação, que é muito comum na área de Internet Marketing, Web Marketing e/ou Network Marketing.
Afinal, se uma empresa X, seja ela de Marketing de Rede e/ou Marketing Multinivel está pagando os seus distribuidores em dia, isso comprova que a mesma é legal perante a lei e/ou sustentável? Será que apenas pagar seus membros torna um negócio legal e sustentável?
5-dicas-importantes-sobre-marketing-multinivel-marketing-de-rede-piramide-esquema-ponzi-
Willy Wonka sobre sua empresa de Marketing Multinivel.
Confira a seguir 5 Quesitos Importantes que toda empresa séria de Marketing Multinivel (MMN) e/ou Marketing de Rede deve cumprir!

1. TER UM PRODUTO E/OU SERVIÇO DIFERENCIADO E DE QUALIDADE

De nada adianta você trabalhar com uma empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede se essa empresa não tiver um produto e/ou serviço diferenciado, de qualidade, que vá lhe oferecer valor. Muitas empresas utilizam produtos e/ou serviços de má qualidade para tentar dar um ”ar” de legalidade ao negócio.
Há ainda, algumas empresas que utilizam de produtos e/ou serviços que não tem boa/grande aceitação no mercado, normalmente essas empresas também estão usando estes produtos/serviços apenas para dar um ”ar” de legalidade ao negócio que nada mais é que um ponzi disfarçado. 

 2. TER UM PLANO DE NEGÓCIOS SUSTENTÁVEL

Para que uma empresa de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede seja sustentável ela deve ter um plano de negócios bem elaborado, no qual distribua bem a renda em cada ponto do plano de compensação.
Algumas empresas utilizam de planos de negócios extremamente agressivos, incentivando os seus distribuidores a recrutar o maior número de pessoas possível. Não adianta nada uma empresa usar um plano de marketing extremamente agressivo, que paga valores absurdos para você recrutar novos distribuidores se a mesma não tiver um ótimo produto a ser comercializado.
Isso acaba por caracterizar um esquema ponzi disfarçado. Sendo que, algumas empresas, nem sequer se preocupam em camuflar tal esquema mirabolante. 

3. NÃO SER E/OU NÃO CARACTERIZAR UM ESQUEMA PONZI

Esquemas Ponzi e/ou Madoff são ilegais, conforme texto retirado do Wikipedia:
Um esquema Ponzi é uma sofisticada operação fraudulenta de investimento do tipo esquema em pirâmide que envolve o pagamento de rendimentos anormalmente altos (“lucros”) aos investidores, às custas do dinheiro pago pelos investidores que chegarem posteriormente, em vez da receita gerada por qualquer negócio real. O nome do esquema refere-se ao criminoso financeiro italo-americano Charles Ponzi (ou Carlo Ponzi).
Texto retirado do Wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Esquema_Ponzi
Como eu já cheguei a dizer neste artigo, se uma empresa tem um produto e/ou serviço de má qualidade, provavelmente ela é um esquema ponzi disfarçado.
Se uma empresa oferece um produto e/ou serviço de má qualidade e também um plano de compensação agressivo, prometendo pagar valores altos para que você recrute novos distribuidores, ela caracteriza um ponzi.
E se uma determinada empresa não tiver um produto e/ou serviço? E se ela oferecer apenas ganhos através da movimentação de dinheiro?
Simples! É UM ESQUEMA PONZI ESCANCARADO, FUJA O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL!
Poxa, Felipe, então como eu encontro uma empresa séria? Leia o artigo com atenção e terá informações para isso. 

4. FOCAR OS DISTRIBUIDORES, NO PRIMEIRO MOMENTO, NA QUALIDADE DE SEU PRODUTO

Nenhuma empresa séria de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede tem como foco principal incentivar o recrutamento em massa de novos distribuidores, isso é um ponzi disfarçado.
Uma empresa séria de Marketing Multinivel faz com que os seus distribuidores tenham como principal foco a qualidade de seu produto, o fator recrutar novos distribuidores pro negócio, num primeiro instante, fica em ”segundo plano”.
É claro que isso não é lei quando relacionado ao lado pessoal de cada distribuidor, tendo em vista que cada um pensa de uma forma e que cada um trabalha da forma que acha melhor. Um distribuidor pode não gostar de vender, mas pode gostar de recrutar pessoas pra sua rede criando assim uma renda residual.
Assim como tem também os distribuidores que preferem vender o produto da empresa e deixar o fator de formação de rede em segundo plano ou até fora dos seus planos num primeiro instante.
Eu, particularmente, acho importante mesclar um pouco de cada. 

5. POSSUIR REGISTRO NOS ÓRGÃOS REGULADORES E/OU ASSOCIAÇÕES

Toda empresa séria de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede tem os seus documentos devidamente regulamentados nos órgãos reguladores do País em que atua.
No Brasil, por enquanto, não temos ainda um órgão que regulamente a atividade de MMN, no entanto, há uma associação que lista empresas tidas como legítimas, esta associação é a ABEVD (Associação Brasileira de Empresas de Venda Direta).
Estar associado a ABEVD não necessariamente é uma garantia de legitimidade e ética (legitimidade e ética não se limita apenas á ter um plano sustentável), mas não deixa de ser um selo de relevância uma vez que (até onde sei) nenhum esquema ponzi chegou a ser associado a ABEVD.
 Conclusão!
Definitivamente, apenas pagar os seus distribuidores não faz com que a empresa X ou Y seja um negócio de Marketing Multinivel e/ou Marketing de Rede legítimo e sustentável. Portanto, devemos analisar muito bem cada item exemplificado neste artigo e, somente após isso, tomar uma decisão.

Definição de Venda direta

Venda direta

A venda direta é um sistema de comercialização de bens de consumo e serviços baseado no contato pessoal entre vendedores e compradores, fora de um estabelecimento comercial fixo.
No Brasil esse mercado conta com mais de 4,5 milhões de pessoas em sua força de vendas, gera cerca de 8 mil empregos diretos e atingiu, em 2013, US$ 14,6 bilhões em volume de negócios. O país ocupa a quarta posição no ranking da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), atrás apenas dos Estados Unidos, Japão e China.
O sistema de venda direta oferece vantagens para todos os envolvidos:
  • Para os revendedores: é uma ótima fonte alternativa de renda, aberta a qualquer pessoa, independentemente de sexo, idade, escolaridade ou experiência anterior. Os revendedores também têm o benefício de trabalhar em horários flexíveis, ganhar conforme a dedicação e se desenvolver pessoal e profissionalmente;
  • Para as empresas: a venda direta envolve os mais diversos setores da economia – de cosméticos e produtos de limpeza a recipientes plásticos para alimentos e suplementos nutricionais.  E uma das grandes vantagens para as empresas é o potencial de expandir o alcance geográfico de seus produtos;
  • Para o consumidor: a venda direta representa um atendimento personalizado que não existe no varejo tradicional;
  • Para a sociedade: é uma forma de contribuir para minimizar o problema do desemprego, além da oportunidade de complementação da renda familiar, gerando mais riqueza para o país.
As modalidades mais praticadas de venda direta são:
  • “Door to door” ou porta-a-porta: o revendedor vai até a residência ou local de trabalho do consumidor para demonstrar e vender os produtos;
  • Catálogo: o revendedor deixa o catálogo ou folheto na residência do consumidor e depois passa para retirar o pedido;
  • Party plan: o revendedor promove um chá na casa de uma consumidora para ela e suas amigas, em que demonstra e revende os produtos.
Os revendedores podem lucrar de duas maneiras:
  •  Sistema mononível: o revendedor compra o produto e o revende com uma margem de lucro média de 30%;
  • Sistema multinível: além da margem de lucro, o revendedor que indicar outros revendedores também ganha uma porcentagem em cima dessas vendas. Nesse sistema, os ganhos são proporcionais ao esforço empregado.
Histórico
A Enciclopédia Britânica foi uma das primeiras empresas a adotar a venda direta no mundo, no final do Século XVIII. Saiba um pouco mais sobre a trajetória desse sistema de comercialização:
No mundo
Fim do século XVIIIAparecem os primeiros registros oficiais sobre a venda direta, na Inglaterra, quando a editora da Enciclopédia Britânica adota a prática de vender, de porta em porta, suas coleções.
1886Em Nova York, o vendedor de livros a domicílio David McConnell passa a oferecer perfumes como brinde para quem compra seus produtos. Logo percebe que as pessoas compram os livros para ganhar as fragrâncias, e decide vender cosméticos de porta em porta.
1887Com uma equipe de 12 vendedoras, McConnell funda a Perfumes Califórnia.
1897A Perfumes Califórnia lança seu primeiro catálogo de ofertas, com perfumes e outros produtos de beleza.
Década de 1930No Japão, por conta de um surto de infecções intestinais que provoca um aumento do índice de mortalidade infantil, o pesquisador Minoru Shirota desenvolve o leite fermentado Yakult, que inibe bactérias nocivas e equilibra a flora intestinal. O produto é distribuído por sistema de entrega domiciliar.
1939A Perfumes Califórnia, com distribuidores em 40 estados americanos, muda seu nome para Avon.
1946O engenheiro americano Earl Tupper lança uma linha de utensílios plásticos para cozinha, a Tupperware, e o sistema de reuniões domiciliares.
1959Os jovens empreendedores Jay Van Andel e Rich DeVos fundam a Amway, e desenvolvem o método de oferecer aos vendedores condições de montar sua própria rede de negócio na distribuição de uma variada linha de produtos.
1963A texana Mary Kay Ash funda a empresa que leva seu nome, com o objetivo de estimular mulheres a montar seu próprio negócio.

No Brasil
1942A empresa brasileira Hermes começa a desenvolver no país o conceito de venda direta, por meio do reembolso postal.
1959A Avon inaugura sua fábrica em São Paulo. Sua primeira produção foi o batom Fashion, na cor Clear Red.
1966A Yakult desembarca no Brasil, apresentando seu sistema de vendas aos consumidores locais.
1968A Yakult constrói uma fábrica em São Bernardo do Campo.
1969Com um laboratório para produzir cosméticos e uma pequena loja em São Paulo, é criada a Natura.
1974A Natura inicia o sistema de venda direta, o ponto de partida para o crescimento da empresa.
1976A Tupperware chega ao Brasil com seu método de reuniões domiciliares.
1980A Natura entra no mercado de maquiagem e perfumaria e inicia operações no Chile.
1984É a vez da Nu Skin Enterprises iniciar suas atividades no Brasil.
Década de 1990com o sucesso da venda direta no país, chegam empresas como Amway, Nature’s Sunshine, Herbalife, Mary Kay e Fibrative.

AS 100 MAIORES EMPRESAS DE VENDAS DIRETAS E MARKETING MULTINIVEL

Sai lista das 100 maiores empresas de Vendas Diretas e Marketing Multinível do mundo. A revista Direct Selling News, a maior publicação especializada nessa indústria, publicou, em sua edição de abril, o ranking, baseado no faturamento de 2009 de cada empresa, com dados disponibilizados pelas  próprias empresas, além de pesquisas em órgãos competentes e outras publicações especializadas.

As maiores empresas de Vendas Diretas e Marketing Multinivel do Brasil

Dentre as empresas listadas, temos a Amway Global encabeçando as empresas de Multinivel presentes no Brasil, seguida de Mary Kay IncHerbalife Ltd., Forever Living Products,MonaVie LLCNature’s Sunshine Products IncTiens / Tianshi e Agel Enterprises. A Avon Products, que lidera a lista geral também está presente no Brasil, no entanto sua operação nesse país não se baseia na estratégia de MMN. Veja a lista no site da revista site da revista..
RankCompanhiaPaís de OrigemVolume de 
Vendas 2009
1Avon Products, Inc.EUA$10.3B
2Amway GlobalEUA$8.4B
3Vorwerk & Co KGAlemanha$3.58B*
4Mary Kay Inc.EUA$2.5B
5Natura Cosmeticos SABrasil$2.4B
6Herbalife Ltd.EUA$2.3B
7Primerica Financial Services Inc.EUA$2.2B
8Tupperware Brands Corp.EUA$2.1B
9Oriflame Kosmetiek B.V.Suécia$1.8B
10Forever Living ProductsEUA$1.7B*
11Nu Skin Enterprises, Inc.EUA$1.3B
12Pola Inc.Japão$1.03B
13Belcorp/L’Bel USAPeru$1B+
14Miki CorporationJapão$969.2M*
15Melaleuca Inc.EUA$879M*
16Ignite Inc.EUA$845M
17MonaVie LLCEUA$785M*
18OmnilifeMéxico$750M+*
19Partylite (Blyth)EUA$621.6M
20NOEVIR Co., Ltd.Japão$613.9M
21ACNEUA$553M
22WIV Wein Int’l AGAlemanha$535.4M*
23LG Household & Health CareCoréia do Sul$520M*
24Shaklee Corp.EUA$500M+
25Pampered Chef Ltd. (BRK.A – NYSE)EUA$500M+
26Yanbal International/UniquePeru$490M
27Amore PacificCoréia do Sul$475.5M
28SunriderEUA$462M*
29Pre-Paid Legal Services, Inc.EUA$458M
30Tahitian Noni International, Inc.EUA$450M
31USANA Health Sciences Inc.EUA$436.9M
32NewaysEUA$400M
33Telecom PlusUcrânia$395.5M
34KK ASSURANJapão$375M
35Arbonne International, Inc.EUA$370M
36FORDAYS Co., Ltd.Japão$344M
37Nature’s Sunshine Products Inc.EUA$343M
38Ambit Energy, L.P.EUA$324M
39AerusEUA$300M+
40ERINA Co., Inc.Japão$300M
41LR Health & Beauty SystemsAlemanha$295.2M
42KOYO-SHAJapão$291.9M
43MannatechEUA$289.7M
44Market America Inc.EUA$284.5M
45Naturally Plus Co.Japão$275.7M
46Tiens/TianshiChina$275M*
47XanGo, LLCEUA$250M+
48Isagenix InternationalEUA$245M
49FaberlicRússia$236.4M*
50Silpada DesignsEUA$231M
51Four Leaf Japan Co./Forifu JapanJapão$226.3M*
52CoswayMalásia$225.7M
53Diana Co., Ltd.Japão$214.7M
54Nikken Global Inc.EUA$212M
55Charle CorporationJapão$200.3M
56CUTCO/Vector MarketingEUA$200M+
56Longaberger Co.EUA$200M+
58Stampin’ UpEUA$200M
58Premier DesignsEUA$200M*
60Team NationalEUA$181M
61ScentsyEUA$178M
62GNLD (Golden Neo-Life Diamite Int’l)EUA$175M
62UniveraEUA$175M
62Agel EnterprisesEUA$175M
65Expert Alliance Co., Ltd.Japão$161.7M*
66BearCere’Ju Co., Ltd.Japão$156.7M
67Family Heritage LifeEUA$152M
68Jewels by Park Lane, Inc.EUA$150M*
69Japanlife Co. Ltd.Japão$148.1M*
70SportronEUA$147M
71Grace AikoJapão$141.6M*
72The Maira Co. Ltd.Japão$140.5M
73Gifferine Skyline Unity Co.Tailândia$137.5M*
74ARSOA HONSHA COJapão$130.8M*
75Tastefully Simple, Inc.EUA$130M
76KirbyEUA$125M*
77ArdyssEUA$122M
78Fortune Hi-Tech Marketing (FHTM)EUA$120M+
79Chandeal Co., Ltd.Japão$113.5M*
80Keller Williams Realty, Inc.EUA$108.1M
81New Image Int’lNova Zelândia$100M+
814Life Research, L.C.EUA$100M+
83Lia SophiaEUA$100M+
83Creative MemoriesEUA$100M+
83FreeLife Int’lEUA$100M+
83Unicity Networks Int’lEUA$100M+
83DeesseSuíça$100M+
83Take Shape for Life/MedifastEUA$100M+
89WorldVenturesEUA$90.2M
90Relìv International Inc.EUA$85.4M
91DXNMalásia$83.2M
92Entertaining at HomeEUA$80M
92Regal WareEUA$80M
94VemmaEUA$77M
95BetterwareUcrânia$74.8M*
96Captain Tortue GroupFrança$67.4M
97Zepter Int’l.Tcheco/Rússia$67M*
98AdvocareEUA$65.3M
99YTB Intn’lEUA$65M
100MXI Corp.EUA$65M*
*Indica que a empresa não confirmou estes dados.